Dia do Trabalho: saiba mais sobre o feriado de 1º de maio

gorilão

 

Hoje (1º), o Brasil e alguns países do mundo comemoram o Dia do Trabalho. A data foi criada para homenagear os trabalhadores que lutaram por melhorias trabalhistas. Além do nosso país, a Espanha, a Rússia e a França também festejam neste dia. Já nos Estados Unidos e no Canadá, a celebração é feita na primeira segunda-feira de setembro. O momento é de reflexão, tanto do empregado quanto do empregador, sobre as leis, formas e normas de trabalho.

O reconhecimento da data só foi possível quando os trabalhadores foram às ruas de Chicago, em 1886. Eles eram contra as formas trabalhistas daquela época e pediram a redução da jornada de trabalho, de 13 horas para 8 horas diárias.

Já em Paris, o movimento teve início três anos depois e os protestos eram realizados anualmente.  Em 1919, o governo francês ouviu os trabalhadores e reduziu para 8 horas o tempo de serviço. O 1º de maio ficou decretado como o Dia do Trabalho e foi considerado feriado Nacional. Em seguida, os outros países também aderiram às mudanças.

No Brasil, a Consolidação das Leis de Trabalho foi instituída em 1º de maio de 1943, por Getúlio Vargas.

Comments are closed.